Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

sábado, agosto 20

Garoto de 13 anos cria painel solar baseado na sequência de Fibonacci


Por Daniel Pavani em 19/08/2011


E ele realmente mostrou que seu painel solar pode ter maior eficiência que os mais convencionais.

Um garoto americano de apenas 13 anos descobriu que a sequência de Fibonacci pode ser utilizada para criar um painel solar de grande eficiência. O menino criou um galho de árvore dePVC com painéis solares como folhas, mostrando que sua eficiência poderá ser de até 50% maior.


O site do Museu Americano de História Natural conta que Aidan Dwyer, que atualmente está na sétima série, afirmou que sempre achou que “os galhos das árvores fossem uma bagunça”, mas ele acabou descobrindo um certo padrão de crescimento dos galhos e das folhas.

O padrão identificado por ele foi o da Sequência de Fibonacci, presente em diversas estruturas naturais, desde uma concha de um organismo marinho, até as espirais de galáxias. A sequência é formada, partindo-se de seus dois primeiros números (0 e 1), de tal forma que um número é sempre formado pela soma de seus dois antecessores imediatos. Assim, os primeiros números da sequência são:
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89…

Aidan imaginou que este tipo de padrão de crescimento só poderia estar relacionado com uma maior eficiência na fotossíntese e, para testar sua hipótese, ele criou um galho de árvore feito de PVC e seguindo a sequência de Fibonacci, conta o site PopSci.

Cada “folha” foi substituída por uma pequeno painel solar e, comparando com um painel solar plano – mais convencional – o garoto realmente descobriu que a eficiência pode ser até mesmo 50% maior no inverno. De acordo com ele, as posições diferentes dos painéis solares faz com que mesmo que alguns deles estejam na sombra, sempre há algum no Sol.

O projeto de Aidan foi publicado em um ensaio, que lhe rendeu o prêmio Young Naturalist 2011. O texto completo está disponível no link goo.gl/IFknd. Vale muito a pena ler o texto do garoto de apenas 13 anos.

Mais notícias em dpavani.geek.com.br.
Crédito da imagem: Divulgação/Museu Americano de História Natural.

Nenhum comentário: