Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

sábado, agosto 20

As quatro estações da vida

As Quatro Estações da Vida

(Texto: Venerável Mestre Hsing Yün )
Estações da Vida

A maioria das regiões, qualquer que seja sua localização no mundo, estejam no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul, experimentam as mudanças das quatro estações – primavera, verão, outono e inverno. A primavera traz consigo brizas suaves e chuvas breves; o verão observa o florescer das flores e o verdejar das plantas; com o outono, vem a seca e o vento; com o inverno, o frio e o gelo. Os diferentes climas das quatro estações se assemelham aos vários estágios da vida – cada um com suas próprias características.

Um filósofo, certa vez, comparou a vida às quatro estações: a juventude é a primavera; a maturidade é o verão; a meia-idade é o outono; e a velhice, o inverno. Assim como cada estação oferece uma paisagem singular, as quatro estações da vida também têm seus atributos individuais. Essa comparação é, de fato, muito pertinente.

Estágios e mudanças gradativas

Assim como existem quatro estágios nas estações e na vida, todos os fenômenos passam por mudanças gradativas. O universo passa por quatro estágios: formação, existência, declínio e vazio. O mundo nasce de causas e condições; a seguir, tem um tempo limitado de existência e, ao passar por mudanças e níveis cada vez maiores de declínio, finalmente cessa de existir. O vazio, no entanto, não significa o fim, já que o mundo atravessa o ciclo de formação, existência, declínio e vazio, uma e outra vez, infinitamente.

O corpo humano também passa por quatro estágios: nascimento, envelhecimento, doença e morte. Com o nascimento, a família se regozija. Com a velhice, os entes amados se afligem. Com a doença, as mentes se preocupam. E, diante da morte, a família se aflige. Mas a morte não significa o fim da vida – ela é simplesmente uma transmigração. Sucessões de nascimento, envelhecimento, doença e morte se seguirão.

Nossas mentes também atravessam incessantes estágios de surgimento, existência, mudança e extinção. Quando um pensamento surge, todos os tipos de imagens aparecem em nossas mentes. Enquanto ele existe, a mente flui com o pensamento. Mas, quando o pensamento muda, uma miríade de variações ocorrem e, quando ele cessa, murcha como uma flor e espera a próxima floração. Não podemos controlar as quatro estações do mundo, nem as quatro fases dos fenômenos, mas podemos ter o leme das quatro estações da vida. Dessa forma, faremos melhor uso delas quando chegarem.

A primavera da vida é o tempo de brotar e crescer. Devemos nos fortalecer absorvendo nutrientes, cultivando nossa compaixão e abraçando o desejo de salvar o mundo. No viçoso florescer do verão, devemos beneficiar aos outros, oferecendo nossa energia para complementar seu crescimento. Com a aproximação da maturidade do outono, devemos contribuir para os iniciantes na vida com nosso conhecimento, doando-lhes os abundantes frutos conquistados por nós. Com a chegada do inverno da vida, devemos fazer uso de nossas realizações para enriquecer o mundo, tal como o Sol de inverno aquece a terra. Que maravilhoso toque final para nossas vidas!

Frases

"A fala cautelosa afasa comentários.
A conduta cautelosa evita intrigas."

"O enfermo nos ensina a fortuna do vigor.
O faminto nos ensina a felicidade da fartura."

"Aquele que é abençoado encontra energia na adversisdade.
Aquele que é abeçoado converte palavras ásperas em melodia de bondade amorosa, compaixão, alegria e equanimidade."
Créditos:
Venerável Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da escola Ch’an. Fundador do Monastério Fo Guang Shan, em Taiwan, e do Templo Zu Lai, em Cotia (SP), entre outros ao redor do mundo.


NippoBrasil.

Nenhum comentário: