Viracocha - Wiracocha
O Deus sul-americano Viracocha, cujo nome significa "Espuma do Mar" e é associado ao Quetzalcoatl/Kukulkan asteca/maia. (afinal todos eles são o grande "homem branco barbado")
Existem relatos de quatro encarnações do Deus com esse nome, sendo duas onde ficou conhecido como "Senhor de Sipan" ("Viracocha" e "Viracocha Pachacamac"), e outras duas, "Viracocha de Tiahuanaco" (a imagem da postagem é a parte superior desse Viracocha que está no topo da "Porta do Sol" em Tiahuanaco) e a ultima delas ficou conhecida como "Viracocha Inca", pouco antes da invasão espanhola.
Na mitologia inca, Viracocha (em quechua Apu Kun Tiqsi Wiraqutra) era a divindade invisivel criadora da cosmovisão andina. Era considerado como o explendor originario, o "Senhor, Maestro do Mundo". Na realidade foi a primeira divindade dos antigos Tiahuanacos, que proviam do Lago Titicaca. Surgiu das águas, criou o céu e a terra. O culto ao Deus criador supôs um conceito do abstrato e do intelectual, e estava destinado só à nobreza. Este deus ao que parece também se encontra na iconografia dos habitantes de Caral e Chavín.Etimologia
Em quéchua, Tiqsi significa fundamento, base, inicio; Wiraqutra provém da fusão de dois vocábulos: wira (gordura) e qutra (contedor de água - lago). Na simbologia dos antigos andinos, a gordura era uma figura da energia e a água o elemento capital do ciclo vital do universo.
Quando os primeiros cronistas chegaram à América, o espanhol estava em plena evolução e seu alfabeto carecia de normativa. Em tais casos era comum o uso tanto do "V" quanto do "U" para representar indistintamente a vogal U e a semiconsoante W, hoje representadas por U ou HU. Por tal motivo foi geralmente transcrita como Viracocha, ainda que alguns outros escrevessem Huiracocha ou Huiraccocha. Outras versões foram Ticci, Tiki ou Teisi. Doctrina
Viracocha, igualmente a outras divindades, foi nômade e teria um companheiro alado, o pássaro Inti (nome do Deus-Sol Inca), uma espécie de passáro mago, conhecedor da atualidade e do futuro, representado em mitos orais como um beija-flor de asas de ouro (Quri qinqi)
Se dá ao Deus todo-poderoso a faculdade de dirigir a construção de todo o visível e invisível.
Começa sua obra no mundo dos antigos (ñawpa pacha) talhando na pedra as figuras dos primeiros seres humanos, dos primeiros homens e mulheres que vão a ser o cimento de seu trabalho. Viracocha vai situando essas estátuas nos sítios correspondentes e, a medida que lhes dá nome, se animam e tomam vida na obscuridade do mundo primogenito (ñaupa pacha), pq o Deus ainda não havia se ocupado de dar luz à Terra, somente iluminada pelo resplendor do Titi, um puma selvagem e ardente que vive em cima do mundo, seguramente o jaguar que se mescla com outros animais nas representações totemicas do império Inca e das culturas pré-incaicas anteriores.
Este mundo, ou Kay Pacha, todavia está em trevas pq Viracocha
Satisfeito com os humanos, o Deus prosseguiu seu projeto, agora pondo em seu lugar seus filhos, Inti (Sol) e (Mama) Quilla (Lua), e as estrelas infinitas, até cobrir toda a abobada celeste com suas luzes.
Depois, Viracocha se dirige para o norte para, desde lá, chamar a seu lado as criaturas que ele acaba de dar vida própria.
A partir de Tiahuanaco, Tiqsi Huiracocha havia delegado as tarefas secundárias da criação a seus dois ajudantes, Tocapu Huiracocha e Imaymana Huiracocha, que empreendem imediatamente as rotas leste e oeste dos Andes, para dar vida e nome a todos os animais que vão fazendo aparecer sobre a face da Terra, numa maravilhosa missão auxiliar e complementária da realizada antes por seu Deus e senhor Huiracocha, missão que terminam junto às bordas do mar, para se perderem na água após a tarefa cumprida.
Nos mitos orais se revela Huiracocha como um sábio governante da época de Caral que deu as leis da economia da retribuição (troca, sistema de distribuição do trabalho) como também do Ayllu ou grande unidade familiar andina. Este Viracocha logo ascendeu à categoria divina, da mesma forma que todos os grandes governantes dos incas e seus antepassados.
dirige todo o seu trabalho a eregir um mundo completo e ao nascimento dos seres humanos que vão desfrutar dele .Este texto composto pelos três primeiros posts foi retirado da versão em espanhol do Wikipedia, traduzida por Thiago da comunidade do Orkut Viracocha - Wiracocha
Deus Criador e herói civilizador do panteão Inca.
Seu nome completo Viracocha Pachacaiachi, significa "o criador de todas as coisas". Ao criar os homens ordenou-lhes que mantivessem a harmonia entre si, obedecessem um códico de moral e o servissem e honrassem. Quando uma parte das criaturas deixou-se dominar pelo orgulho e entregou-se ao pecado, Viracocha enviou o grande dilúvio, Uno Pachacuti, para cobrir o Mundo, poupando apenas três indivíduos destinados ao repovoamento. Depois criou quatro povos e, após muitas peripécias, considerando finda a sua missão terrena, caminhando de costas sobre o mar, desapareceu no horizonte.
Texto: Grande Enciclopédia Larousse Cultural - Volume 24
Mictlantecuhtli
Mictlantecuhtli
Mictlan ("inferno, terra dos mortos") + tecuhtli ("senhor"): Senhor do Inferno. Deus do 9º Inferno dos Aztecas, o mais profundo de todos, representado como um deus esquelético.
Deus asteca do plano inferior e da morte/mortos. Juntamente com sua esposa Mictecacíhuatl controla o mundo inferior ou reino de Mictlan. Exerciam sua soberania sobre os 9 planos inferiores e sobre a alma dos mortos.
Mictlantecuhtli é representado como um Deus-esquelético ou com uma caveira com muitos dentes, e compõe dualidade com Quetzalcoatl (como deuses da vida e da morte).
Associado às aranhas e aos morcegos, Deus regente do número 6, do décimo glifo do calendário sagrado, Oc [maia] ou Itzcuintli [asteca], Cachorro, e regente da trezena da Faca, Etznab [maia] ou Tecpatl [asteca].
Mictlan ("inferno, terra dos mortos") + tecuhtli ("senhor"): Senhor do Inferno. Deus do 9º Inferno dos Aztecas, o mais profundo de todos, representado como um deus esquelético.
Deus asteca do plano inferior e da morte/mortos. Juntamente com sua esposa Mictecacíhuatl controla o mundo inferior ou reino de Mictlan. Exerciam sua soberania sobre os 9 planos inferiores e sobre a alma dos mortos.
Mictlantecuhtli é representado como um Deus-esquelético ou com uma caveira com muitos dentes, e compõe dualidade com Quetzalcoatl (como deuses da vida e da morte).
Associado às aranhas e aos morcegos, Deus regente do número 6, do décimo glifo do calendário sagrado, Oc [maia] ou Itzcuintli [asteca], Cachorro, e regente da trezena da Faca, Etznab [maia] ou Tecpatl [asteca].
Ehecatl - E'ekatl
Deus Vento, do alento divino, da vida.
Considerado a principal manifestação (nahualli) de Quetzalcoatl como Chiknawi Ehecatl (9 Vento).
Tepetl ("montanha") + yollotl ("coração"): Coração da Montanha. Deus da terra e das cavernas, provocador de terremotos. Representado por um jaguar.
Principal Deus-Jaguar mesoamericano, considerado a principal manifestação (nahualli) de Tezcatlipoca.
Seu nome é traduzido por "Coração da Montanha".
Deus regente do signo 3 (Casa/Noite) e da terceira trezena (ciclo de 13 dias), a trezena de Mazatl (Veado, Manik/Mão para os maias).
Principal Deus-Jaguar mesoamericano, considerado a principal manifestação (nahualli) de Tezcatlipoca.
Seu nome é traduzido por "Coração da Montanha".
Deus regente do signo 3 (Casa/Noite) e da terceira trezena (ciclo de 13 dias), a trezena de Mazatl (Veado, Manik/Mão para os maias).
Tezcatl ("espelho") + popoca ("fumegante"): "Espelho Fumegante". Deus xamânico da noite, feitiçaria, guerra, e beleza juvenil. Senhor do Norte, representado e pelas Estrelas do céu nocturno. Deus da obsidiana.
Entre os nahuas (aztecas e outros povos de lingua nahuatl), Quetzalcoatl e Tezcatlipoca são divindades gemeas e ao mesmo tempo antagonicas. Quetzalcoatl é chamado também "Tezcatlipoca branco" enquanto a cor de Tezcatlipoca é o negro.
Entre os Toltecas, era um Deus maléfico da morte, que desceu do céu à Terra se valendo de uma teia de aranha, para destruir a obra de Quetzalcoatl.
Na verdade Tezcatlipoca é aquele que dá, mas também tira. É aquele que, recebendo sacrificios, pode nutrir os desejos do sacrificado.
Deus regente do número 10 e do signo 13 (Junco).
Seu nahualli (contraparte espiritual/animal) é Tepeyollotl, principal Deus Jaguar. Algumas das manifestações de Tezcatlipoca também são identificadas com os tonalli (dia sagrado) como Ce Miquiztli e Ome Acatl.
Entre os nahuas (aztecas e outros povos de lingua nahuatl), Quetzalcoatl e Tezcatlipoca são divindades gemeas e ao mesmo tempo antagonicas. Quetzalcoatl é chamado também "Tezcatlipoca branco" enquanto a cor de Tezcatlipoca é o negro.
Entre os Toltecas, era um Deus maléfico da morte, que desceu do céu à Terra se valendo de uma teia de aranha, para destruir a obra de Quetzalcoatl.
Na verdade Tezcatlipoca é aquele que dá, mas também tira. É aquele que, recebendo sacrificios, pode nutrir os desejos do sacrificado.
Deus regente do número 10 e do signo 13 (Junco).
Seu nahualli (contraparte espiritual/animal) é Tepeyollotl, principal Deus Jaguar. Algumas das manifestações de Tezcatlipoca também são identificadas com os tonalli (dia sagrado) como Ce Miquiztli e Ome Acatl.
Quetzalcoatl - Kukulkan
Quetzalli ("pena preciosa; ave quetzal") + coatl ("serpente"): Serpente Emplumada. Deus do vento, da vida (sopro vital), da paz e do conhecimento.
Quetzalcoatl (Kukulkan para os maias), o Deus mais venerado por sua sabedoria e iluminação, tendo algumas encarnações cogitadas ao longo dos ciclos, compõe dualidade com Mictlantecuhtli (vida/morte) e também com aquele que seria sua contraparte (ou ele próprio), Tezcatlipoca.
Entre os nahuas (aztecas e outros povos de lingua nahuatl), Quetzalcoatl e Tezcatlipoca são divindades gemeas e ao mesmo tempo antagonicas. Quetzalcoatl é chamado também "Tezcatlipoca branco" enquanto a cor de Tezcatlipoca é o negro.
Deus regente do número 9, do segundo glifo do calendário sagrado, Ik [maia] ou Ehecatl [asteca], Vento, e da trezena do Jaguar, Ix [maia] ou Ocelotl [asteca].
O nahualli (contraparte espiritual/animal) de Quetzalcoatl é Chiknawi Ehecatl, o Vento, literalmente 9 Vento (ou Bolon Ik para os maias), um dos 260 dias sagrados.
2 comentários:
Tepeyollotl está bastante ativo no Pacífico, trazendo, infelizmente, perdas e sofrimento a muitos irmãos.
Não sabemos qual o carma de cada país ou ainda o carma coletivo, quando existe uma tragédia dessa proporção deve haver um propósito da Lei de Deus, então devemos orar pelo desencarne em paz desses irmãos.
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