Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

terça-feira, setembro 23

COSMOS - UMA VIAGEM PESSOAL DE CARL SAGAN


Tive o privilégio de ser criança numa época onde uma crescente efervecência cultural oriunda dos rebeldes anos 60 e dos festivos anos 70 ainda fazia a cabeça de muita gente. Na minha opinião, naquele tempo, as crianças eram crianças e tendo ou não brinquedos, inventávamos uma diversão qualquer e eramos felizes. Bem, sobre isso falo em outra ocasião. O que quero dizer é que a minha primeira visão de um mundo maior que o mapa do Brasil, mapa-mundi ou o quintal da minha casa, eu tive através de CARL SAGAN. A premiada série COSMOS foi exibida na tv brasileira e mesmo não lembrando de muita coisa, a visão do Universo e a música que marcou época de Vangellis foram fundamentais na minha formação. Adoro esse tipo de música até hoje e o desconhecido tem me fascinado desde então. Foi maravilhoso encontrar na internet a obra desse ser fenomenal e ainda, a série completa. Rever COSMOS e entender sua linguagem, profetica e até polemica para a época é emocionante. È impossivel não se contagiar pelo entusiasmo e paixão com a qual esse notável homem da ciência nos apresenta nosso sistema solar além de viagens na história da humanidade, exploração de planetas vizinhos, leis cientificas e muito mais com sua "NAVE DA IMAGINAÇÃO". Seu olhar apaixonado faz com que busquemos cada vez mais conhecer o mundo que nos cerca e os mundos desconhecidos. Quem foi esse homem ?
Carl Edward Sagan nasceu em 9 de novembro de 1934, filho Rachel e Samuel Sagan (um alfaiate russo, emigrante da União Soviética), em New York, nos Estados Unidos. Em 1954 formou-se em física na Universidade de Chicago, onde, em 1955 bacharelou-se, em 1956 completou o mestrado e em 1960 completou também seu Doutorado em Astronomia e Astrofísica. Entre 1960 e 1968 CARL SAGAN lecionou em algumas das principais universidades norte-americanas: Harvard, Stanford e Cornell. Nessa última, onde lecionou a partir de 1968, fundou e dirigiu o Laboratório de Estudos Planetários. Foi colaborador da NASA, como consultor e conselheiro, desde os anos 50, e em diversos projetos de grande envergadura, tendo participado de forma decisiva na preparação e planejamento das missões Apolo (à Lua), Mariner e Viking (à Marte), Voyager (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e Galileo. Recebeu 22 títulos de honra concedidos por instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Sagan teve participação decisiva na explicação do efeito estufa na atmosfera de Vênus. Também ajudou a explicar as mudanças sazonais na atmosfera de Marte e o efeito de moléculas orgânicas complexas na atmosfera de Titan, satélite de Saturno. Com 62 anos, foi acometido de uma forte pneumonia, adquirida devido a fragilização causada em seu organismo pela mielodisplasia — doença da medula, perniciosa como o câncer, que o acompanhava há cerca de 2 anos. Em 20 de dezembro de 1996, CARL SAGAN deixou finalmente seu planeta natal. Deixou-nos e rumou, sozinho, para as estrelas. A série COSMOS foi uma série de TV realizada por CARL SAGAN e sua esposa ANN DRUYAN, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados. Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas.


O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmistificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua a ser o livro de divulgação científica mais vendido da história. Na linguagem do autor, Cosmos é tudo o que já foi, tudo o que é e que será. O homem é apenas uma fagulha da enorme fogueira da sabedoria cósmica . Sem dúvida, todos os tópicos abordados em sua obra fornecem dados mais do que palpáveis para essa verificação. O autor então nos mostra que o homem da antigüidade já observava o universo e estudava os astros no intuito de desvendá-lo. Isso é só um pouco da vida e obra de CARL SAGAN. A série COSMOS foi lançada em DVD numa edição especial de colecionador com comentários de atualizações feitas pelo próprio SAGAN dez anos depois de sua exibição e com introdução de sua esposa e assistente ANN DRUYAN.
FONTES:
http://www.asterdomus.com.br/artigo_carl_sagan_in_memorian.htm
http://www.carlsagan.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmos
http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/ep2/cosmos/ep2.html
COSMOS no YOUTUBE - dublado - episódio 1
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=9wFG9pW6NYw
****A série completa encontra-se disponível no YOUTUBE.
Ou ainda, desde março de 2008, está sendo exibido pelo canal TV ESCOLA.

Nenhum comentário: