Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

quinta-feira, junho 12

CALENDÁRIO

Os Maias possuíam um complexo sistema de contagem de tempo, considerado ò mais perfeito dos calendários já criados pelo ser humano. Em comparação com os utilizados pelos Ocidentais, é o que mais se aproxima do cálculo astronômico de duração do ano, conforme tabela abaixo:

Calendário Juliano (até 04.10.1582) 365,250000 dias

Calendário Gregoriano (após 15.10.1852) 365,242500 dias

Calendário Maia 365,242129 dias

Calendário Astronômico 365,242198 dias

Aprofundando-se os cálculos astronômicos e matemáticos, chegou-se ao número mais perfeito de duração do ano solar, consolidado pela inclusão de um mês suplementar de 13 dias a cada 52 anos, e complementado com a exclusão de 25 dias a cada 3172 anos, chegando-se quase à exatidão com o ano astronômico, tendo o Calendário Maia, nesse período de 3172 anos, 5 horas e 25 minutos, a menos que o Calendário Astronômico, o que significa um atraso anual de meros 6,16 segundos.

Para se chegar a essa perfeição, possuíam dois Calendários, de uso constante e simultâneo:

a)- TZOLKIN, um Calendário composto de 20 meses de 13 dias cada, e utilizado para demarcar festividades religiosas

b)- HAAB, de uso, podemos dizer, profano, composto de 18 meses de 20 dias cada, e, complementando o ano de 365 dias, um décimo nono mês, de nome UAYEB, e que tem apenas 5 dias

Esses dois calendários completavam um ciclo a cada 18980 dias, onde 52 anos HAAB correspondem a 73 anos TZOLKIN.

Como foi citado acima, o TZOLKIN era um calendário de uso religioso, e, portanto, só indicava dados exclusivamente religiosos, fazendo-se necessária a utilização de um outro calendário, que daria indicações outras, principalmente para a agricultura, na determinação de estações climáticas e épocas de colheita.

Os dois calendários não eram dissociados, havendo, na descrição de uma data, a combinação das duas informações. Essa associação dos dois calendários é conhecida, nos meios acadêmicos, como Calendar Round (Volta do Calendário), fechando seu ciclo a cada 18980 dias, ou 52 anos solares.

As datas no TZOLKIN só se repetem a cada 260 dias, e, no HAAB, só a cada 365 dias, mas, uma data combinada, utilizando os dois calendários, só tornará a se repetir após terminado o ciclo, ou seja, 52 anos depois.
No HAAB, a sucessão de dias e meses segue a sequência normal, tal e qual o Calendário Gregoriano . Já no TZOLKIN, cada dia tem um número e um nome, que só volta a se repetir após encerrado seu ciclo de 260 dias. São numerados de 1 a 13, e associados aos vinte nomes de meses, conforme Tabela 2, até fechar o ciclo de 260 dias.


fonte:
http://paginas.terra.com.br/arte/academia/maias.htm

Nenhum comentário: