Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

sexta-feira, dezembro 21

OS CIGANOS - parte 1


Os ciganos têm exercido grande fascínio em todos os tempos por seus costumes, tradições, mistérios, músicas danças. Através de livros, filmes, artigos e reportagens, somos transportados um pouco para esse universo fascinante.
Nasceram livres. Sua pátria é a natureza. E sua liberdade os condenou a quase desaparecerem.
Os chamados homens civilizados os condenaram á uma lista de perseguições, preconceitos e injustiças sem fim. Eles são encontrados no mundo inteiro. Antes considerados nativos do Egito, há informações de que originaram-se na realidade no norte da Índia e foram para o Oriente Médio há cerca de 1000 anos, devido ao seu idioma o romani ter raízes nessa região.
No dia 24 de maio, na cidade francesa de Lês-Saints-Maries-de-la-Mer, ciganos vindos de toda a Europa vem louvar sua santa padroeira, Santa Sara, a lendária Sara Negra, serva das tias de Jesus, Maria Jacó e Maria Salomé. Conta-se que depois da crucificação, elas foram lançadas ao mar num barco sem remos pelos romanos irados e foram parar na Camargue – espécie de velho Oeste francês.
A hostilidade aos ciganos existe deste a época em que eles apareceram na Europa, no século XIV.
A igreja considerou heresia o costume cigano de ler cartas e o Estado via no seu nomadismo um comportamento anti-social. Foram proibidos de praticar seus costumes, viajar, trabalhar. Viver.
Chegaram a ser escravizados. Talves meio milhão teriam sido assassinados pelos exércitos nazistas.
Quando a mídia mostra um cigano hoje, na maioria das vezes, é aquele estereótipo: pobre, sem
instrução, marginal. Mas existem ciganos em todas as classes sociais, por toda a parte do mundo.
Mas ainda fazem parte de uma minoria étnica, hostilizada. Vários circos do Brasil empregam ciganos ou estão sob sua direção. A origem dos ciganos no Brasil não é precisa, mas sabe-se, perseguidos na Espanha e em Portugal, muitos foram degredados para a América do Sul.
No alvorecer do séc. XX a tradição oral começou a declinar e muitos costumes se perderam, entre eles, a Astrologia. A herança ancestral foi lentamente reprimida através da pressão dos não ciganos,
os chamados, gadjés. O avanço da tecnologia fez o resto. O cigano moderno abandonou o uso das charmosas carroças e cavalos e adotou o automóvel como meio de transporte, adotando também outros utensílios contemporâneos para o seu dia-á-dia.
A astrologia cigana, principalmente a do ramo Persa, tem estreitos pontos de identificação com a Astrologia Ocidental. Cada signo tem o nome de um instrumento do cotidiano, de fácil memorização. Os astros que governam cada signo são representados por um metal terrestre, cujas características são transmitidas ao signo regido. Veja como:


DATA DE NASCIMENTO SIGNO METAL REGENTE

21/03 a 20/04 Punhal Ferro
21/04 a 20/05 Coroa Cobre
21/05 a 20/06 Candeias Níquel
21/06 a 21/07 Roda Prata
22/07 a 22/08 Estrela Ouro
23/08 a 22/09 Sino Níquel
23/09 a 22/10 Moeda Cobre
23/10 a 21/11 Adaga Ferro
22/11 a 21/12 Machado Estanho
22/12 a 20/01 Ferradura Chumbo
21/01 a 19/02 Taça Alumínio
20/02 a 20/03 Capela Platina







Fontes: Revista National Geographic Brasil – Ed. Abril/2001
Tradições Ocultas dos Ciganos ´Pierre Derlon - Ed. Difel

Nenhum comentário: