Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

segunda-feira, julho 25

Machu Picchu: há 100 anos esse patrimônio foi revelado aos olhos do mundo

 Do NE10
Com informações de agências

Fotos: Julliana de Melo/NE10
http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/machu1.jpg


Localizada no alto de uma montanha na selva de Cuzco, no sudeste do Peru, Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas, comemora neste domingo (24) 100 anos de sua descoberta. A construção de pedra foi revelada aos olhos do mundo através do norte-americano Hiram Bingham que, em julho de 1911, chegou ao local à frente de uma expedição científica.

Apesar de ter passado a fazer parte do conhecimento da humanidade há relativamente pouco tempo, a cidade foi construída no século 15 e passou cinco séculos intacta. Localizada a 2400 metros de altitude, o local foi construído pelo imperador inca Pachacútec em um tributo à vida, na conexão entre a terra, os humanos e seus deuses. Além de ser um centro cerimonial ou local de descanso de nobres incas. Especialistas descartam que o local tenha sido uma fortaleza militar.

Machu pichu chegou a abrigar mais de mil habitantes e foi um importante centro político, religioso e administrativo dessa civilização. A superfície edificada tem 530 metros de comprimento por 200 de largura, possuindo uma área de cultivos agrícolas e outra de habitações, com 172 edifícios no total, dentro de um santuário de 32.500 hectares.

Declarada pela Unesco desde 1983 patrimônio da humanidade, o grade complexo arquitetônico de pedra enfrenta o desafio da preservação. Por ser visitado por milhões de turistas todos os anos, esse ponto turístico teve que receber uma limitação do número de visitantes. O número foi estabelecido pela Unesco, que hoje permite apenas um total máximo de 1.800 turistas por dia.

O objetivo desse limite foi o de reforçar a vigilância do local, diante da necessidade de preservação. Segundo o órgão, a grande quantidade poderia trazer riscos para a estabilidade da montanha em cujo cimo foi construída Machu Picchu. Quem visita ao local costuma ir de trem ou a pé, seguindo o chamado Caminho Inca.

O nome dado a esse grande complexo arquitetônico de pedra quer dizer "Montanha Velha" na língua quíchua. Entre os que já a visitaram, há quem diga que Machu Picchu equivale para o Peru o que as pirâmides são para o Egito.

Para celebrar esta data, o governo peruano adiantou a comemoração do aniversário para o dia 7 de julho, dia em que Machu Picchu foi reconhecida como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno.

NE10

Nenhum comentário: