Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

terça-feira, maio 24

TAOISMO


O Taoísmo como filosofia de vida teria sido desenvolvido pelos mestres Lao-Tse e Chuang Tzu. Como a palavra Lao-Tse quer dizer “velho mestre” não se sabe se de fato existiu. O que a tradição nos diz dele é que escreveu um livro, o Tao Te King. Neste livro está a base filosófica do Taoísmo. Ele é composto de 81 pequenos capítulos, com afirmações muito profundas e às vezes difíceis de serem entendidas. Este livro tornou-se muito conhecido em todo o mundo e é, depois da Bíblia, o livro mais traduzido da história da humanidade. Temos no Brasil diversas traduções dele. Nele há afirmações muito interessantes, como por exemplo: “Quem conhece os outros é inteligente; quem conhece a si mesmo é sábio. Quem vence os outros é forte; quem vence a si mesmo é poderoso”. O segundo mestre é um discípulo do primeiro e também deixou um escrito, o chamado “Livro de Chuang Tzu”. Nele estão pequenas histórias do cotidiano, muitas vezes até engraçadas, mas que deixam ensinamentos práticos para a vida.


Alguns conceitos básicos do Taoísmo talvez nos ajudem a termos uma idéia melhor do que é esta filosofia de vida.



a) O TAO. Esta palavra, que é inclusive a origem do nome da religião, quer dizer caminho, no sentido de caminho a ser seguido. No TAO se reconhece ao ordem de todo o universo. Ele é o caminho individual, mas também o caminho para o todo. Para os taoístas, o caminho a ser descoberto e seguido é o caminho da simplicidade. A ordem do universo é a simplicidade. Quanto mais complexa for a organização das coisas, menor chance tem ela de dar certo. As coisas têm um caminho natural, e este é que deve ser descoberto e seguido. O ser humano não deve pois fazer o caminho, construir o seu caminho. Deve sim descobrir e seguir o caminho que lhe é natural. Este conceito teria sido elaborado quando a sociedade chinesa estava em decadência. E aí os mestres do Taoísmo fazem a proposta da volta à simplicidade.


b) O wu-wei. Esta expressão quer dizer “não fazer” ou a “não ação”. O wu wei não é a mera inatividade, mas sim a ação perfeita. É a ação feita em perfeita harmonia com o todo, em perfeita harmonia com a natureza, em perfeita harmonia com a pessoa e sua situação. É totalmente livre, porque nela não há nenhuma força ou violência. O Taoísmo crê que existe uma maneira natural de ser e de agir. Esta maneira de agir é tão harmônica e tão equilibrada, que ela não irá se chocar com nada. Ela é simples e natural. É como a água de um rio: quando ela encontra o seu caminho natural, ela corre em harmonia. Assim também o ser humano deve descobrir sempre o seu caminho natural. Com isso ele irá agir sem qualquer violência, mas irá sempre alcançar o objetivo de sua ação.



c) O Yin e Yang. Outros dois conceitos muito importantes do Taoísmo são os conceitos yin e yang. Estes dois conceitos surgiram há muitos séculos antes de Cristo e foram acolhidos e trabalhados pelo Taoísmo. A idéia é que todo o universo existe na tensão entre dois pólos, ou duas forças: o polo yin e o polo yang. Eles são a polaridade a partir da qual surgiu o universo, na base de todas as coisas está esta polaridade. Elas são, por exemplo, as forças do feminino (yin) e do masculino (yang). Todos os elementos da natureza podem ser classificados como yin ou yang. Originalmente yin e yang designavam o lado sombreado e o lado ensolarado de uma montanha. Assim, fundamentado nesta teoria, tudo o que está ligado à terra é feminino e do âmbito de yin. Tudo o que está ligado ao céu é de yang e é masculino, pois o céu e a terra, o sol e a lua têm sua origem de yin e yang. Yang é a força de iniciar, de dar começo, algo dinâmico, que se expande, é redondo, se movimenta, é masculino e fecundante. As associações elementares com yin, por outro lado, são: algo que se completa, estático, conservador, includente, quadrado, tranqüilo, feminino, que dá à luz. A idéia destes dois princípios foi estendida a outros âmbitos, vindo a designar aspectos complementares em grupos sociais e a complementariedade sexual. Por trás dos conceitos de yin e yang está tanto a idéia de forças contrárias, como também a idéia da complementariedade, da interdependência, da confluência. Tudo o que existe, está ligado a estes dois princípios.

Para os taoístas, o ser humano deve pois descobrir seu caminho (TAO), agir de maneira perfeita e natural (wu-wei), percebendo que nele há forças que são contraditórias e complementares (yin e yang).







O Ch'i

A palavra mais usada e abusada no Taoísmo é Ch’i, ou qi. Pode ser traduzida por "energia", "poder vital", "poder interior", ou simplesmente alento. Muitos estudiosos sugerem que é uma palavra que não poderia ser traduzida. A letra escrita que representa Ch’i na sua forma antiga mostra água se transformando em vapor, e significa "nuvens de vapor". E quando um chinês quer falar "respiração", ele usa a palavra Ch’i. se uma pessoa está doente, o médico confirma que o Ch’i da pessoa está funcionando mal. Ch’i é o que pode mudar de uma hora para outra , e causar a mudança, ao mesmo tempo; o que pode algumas vezes ser visto e outras vezes não...

O Ch’i está presente em tudo no universo, e é também o TAO. O Ch’i forma a essência da existência e a compreensão da evolução cósmica. Nós já sabemos que yin e yang são usados para explicar todas as mudanças, mas eles não são mais do que o próprio Ch’i, chamado yinch’i e yangch’i.

O Ch’i interage com o Jing, ou essência. Ele é considerado a origem do corpo. Sem esse Jing, o corpo não existe, e não pode fabricar Ch’i.

Para manter a saúde, é essencial resguardar o Jing da pessoa. Por isso se compreende por que os médicos chineses se interessam muito pela vida sexual do paciente. Quando muito Jing é perdido, não consegue ser reposto pelo corpo, que carece de sua fonte essencial.

O Ch’i, como uma transformação de Jing, pode ser transformado ou refinado em Shen, que significa a consciência e a inconsciência, ou melhor, o espírito.

O Taoísmo tem esse nome porque mostra como viver de acordo com o Tao, a fonte de todas as coisas, indo ao sabor da corrente, não lutando contra a maré. "O Tao nada faz, mas ao mesmo tempo nada deixa de ser feito."

As forças opostas são independentes e cada um contém a semente ou potencial da outra. O yin está associado à escuridão, à água e ao feminino; o yang, à luz, à atividade, ao ar e ao masculino. O Taoísmo, como outros cultos orientais, assume uma equação entre o mundo exterior e o mundo interior. O homem e o mundo são funções um do outro, o que normalmente uma pessoa comum não percebe. Para que isso se manifeste, existe um "know-how" de dois estágios: o primeiro é o uso apropriado do sexo; o segundo é desenvolver uma estrutura interior meditativa, um "corpo sutil" feito de energias, fazendo com que cada um entre em harmonia com o Todo.
Isso no Tao é experimentado como tranqüilidade total.




Tai Chi

O Taoísmo é a religião que mais trata da saúde: a longa vida ou a imortalidade é um de seus objetivos. Aqui, o ideograma chinês da longevidade.
O TAI CHI É A PRÓPRIA EXPRESSÃO DO TAOÍSMO

O Tai chi incorpora os princípios taoístas do Tao Te-Ching. Inspirado na luta de uma águia com uma cobra, observada uma vez por um mestre taoísta, consiste em concentrar a energia, extraindo a força da terra e o ch’i do céu.

Dizem que a história do Tai chi vem da crença do elixir da longa vida, na época da dinastia Han.
O preparo desse elixir foi tentado pelos alquimistas da época, causando várias baixas na família imperial, pois se utilizavam do cinabre, um composto altamente venenoso.

A busca então se dirigiu para o interno, para as disciplinas mentais e físicas.

*portal arco-iris

Nenhum comentário: