Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

terça-feira, fevereiro 22

DECADÊNCIA DA CIVILIZAÇÃO MAIA

Nos séculos VIII e IX a cultura maia clássica entrou em decadência, abandonando a maioria das grandes cidades e as terras baixas centrais. A guerra, o esgotamento das terras agrícolas e a seca, ou ainda a combinação destes fatores são freqüentemente sugeridos como os motivos da decadência.

Existem evidências de uma era final em que a violência se expandia: cidades amplas e abertas foram então fortemente guarnecidas por muradas, às vezes visivelmente construídas às pressas. Teoriza-se também com revoltas sociais em que classes campesinas acabaram se revoltando contra a elite urbana nas terras baixas centrais.

Os estados maias pós-clássicos também continuaram prosperando nos altiplanos do sul. Um dos reinos maias desta área, Quiché, é o responsável pelo mais amplo e famoso trabalho de historiografia e mitologia maias, o "Popol Vuh".


A conquista pelo império espanhol:



Os territórios maias foram absorvidos durante o processo de expansão do império asteca por volta do século XV. Por fim, no ano de 1519, Hernán Cortez inicia a conquista do território asteca, incluindo as regiões anteriormente pertencentes aos maias.

Algumas cidades ofereceram uma grande e feroz resistência; a última cidade estado não foi subjugada pelos espanhóis senão em 1697. 
 
Sítios mais importantes

* Chichén Itzá
* Cobá
* Copán
* Calakmul
* Comalcalco
* Palenque
* Tikal
* Uxmal

Outros sítios importantes

* Altún Ha
* Becán
* Bonampak
* Caracol
* Dos Pilas
* Dzibilchaltún
* El Mirador
* Etzna
* Izamal
* Kabaah
* Kaminal Juyú
* Labna
* Lubaantún
* Mayapán
* Nim Li Punit
* Piedras Negras
* Quiriguá
* Río Bec
* Sayil
* Seibal
* Toniná
* Tuluum
* Uaxactún
* Xunantunich
* Yaxchilán
* Zaculeu


 

Nenhum comentário: