Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

terça-feira, julho 29

AMULETOS EGÍPCIOS



AMULETO é o nome que se dá a uma classe de objetos, ornamentos e artigos de vestuário, feitos de várias substâncias, empregados pelos egípcios, e mais tarde por outros povos no intuito de proteger o corpo humano, vivo ou morto, de influências malignas e ataques de inimigos invisíveis. A palavra "amuleto" deriva de um radical árabe que significa "levar, carregar; "amuleto", portanto, "é algo que se carrega, que se usa." São de duas espécies: 1-) os que contém inscrição de fórmulas magicas, e 2) os que não contém.

À proporção que o tempo passou, progrediu o desenvolvimento de idéias e crenças religiosas e, em decorrência desse progresso, inventaram-se outros amuletos que representavam novos pontos de vista: e os objetos capazes de proteger os vivos, por uma fácil transição na mente de seus portadores, passaram a proteger o mortos.

Essa tradição perdura até hoje, através do costume de vários povos por várias gerações. Aqui no Brasil conhecemos o uso de figas branca e vermelha, trevo-de-quatro-folhas, as tradicionais fitinhas do Senhor-do-Bomfim, patas de coelho, ferraduras, os "patuás" que contém ingredientes tido como "mágicos", etc., e tantos outros trazidos pelos diversos imigrantes que desembarcaram em nosso país, não esquecendo dos povos indígenas que já habitavam-no antes da colonização.O Olho Grego, usado até hoje,também tem a função de afastar os maus fluídos do ambiente podendo ser pendurado na porta de entrada da residência ou em pingentes e pulseiras. A mão Hamsa, também símbolo de proteção , é conhecido também entre os judeus.As masbahas não são amuletos mas são usados como terços pelos árabes para meditar e orar. No fim, é mais um contato entre o nosso plano e o divino, onde a fé já se faz um grande amuleto.


Em sua forma mais simples, os amuletos davam proteção geral. O Ankh, por exemplo, era um sinal de vida, enquanto que o pilar ‘djed’ era um sinal de estabilidade. Muitos tinham um significado literal: amuletos freqüentemente protegem a parte do corpo que eles são feitos de acordo (na vida ou depois da morte), enquanto um amuleto de cabeça de cobra protegeria contra a mordida de cobras. Amuletos também podiam dar uma força especial; um olho daria visão e uma lebre, velocidade, por exemplo. Alguns são:

AMULETO DO TET - Tet, Djet - Este amuleto representa, provavelmente, o tronco de árvore em que a deusa Isis escondeu o corpo morto do marido, e as quatro barras transversais indicam os quatro pontos cardeais; tornou-se o símbolo da mais alta importância religiosa para os egípcios.

AMULETO DA VIDA - ANC, ANK, ANKH - O objeto representado por esse amuleto é desconhecido, ele, por certo, simboliza a vida, empunhado por todos os deuses, parece ser, até nos tempos mais remotos, a representação covencional de algum objeto que, no período mais afastado, foi usado como amuleto.Era feito de várias substancias e principalmente empregado como pingente de ouro.

AMULETO DO CORAÇÃO - Os antigos egípcios guardavam o coração, após a morte, num jarro de barro que ficava sob a proteção do Deus Tuamutef. O coração era representado pela figura de um vaso (pote). Para eles, o coração não era só a sede da força divina, mas também a fonte dos bons e dos maus pensamentos; representava a consciência. Guardado após a morte com um cuidado especial, e mumificado separadamente, depois, com os pulmões, era preservado num jarro e posto sob proteção do deus Tuamutef. Este talismã garante a força espiritual e a felicidade. Para que seu efeito seja mais eficaz, o amuleto, em forma de coração, deve ser feito de lápis-lázuli ou cormalina.

AMULETO DO ESCARABEU - O besouro especial escolhido pelos egípcios por modelo de amuletos pertence á familia dos Lamelicórneos, que se alimentam de excrementos de animais e vivem em países tropicais. Os espécimes tem geralmente uma tonalidade preta, mas entre eles se encontram também alguns adornados de cores metálicas mais ricas. Símbolo da divindade de Knepera, o poder invisível de criação, que impulsiona o sol através do céu, ele tem o poder de transformar a matéria inerte em ação de vida.
O ato de rolar deu ao escarabeu o nome de queper, isto é, "o que rola". Este amuleto é feito de basalto ou granito verde, pedra calcária, mármore verde, lápis-lázuli, vidro azul, porcelana vidrada púrpura, azul e verde. Todos tem no seu verso as inscrições das palavras mágicas. Ele dá vida longa e saúde.

AMULETO DO OLHO DE HÓRO, HÓRUS - O Olho de Hóro, Hórus ou Utchat é um dos mais comuns e seu uso é universal em todos os tempos. Feito de ouro, prata, granito, hematita, cornalina, lápis-lázuli, porcelana ou madeira, o ideal é que seja feito de lápis-lázuli.Há dois tipos de Utchats, os que olham para a esquerda e os que olham para a direita; juntos representam os dois olhos de Hóro, um dos quais, segundo os textos antigos, era branco, ao passo que o outro era preto; de outro ponto de vista, um Utchat representa o Sol e o outro a Lua, ou e Osíris, respectivamente Ele dá proteção, segurança, boa saúde, força e vigor.

A SERPENTE - A serpente sagrada ou Uraeus, Ureos, protege contra as mordidas de cobra, simboliza o poder divino, sabedoria, energia. È feito de pedra vermelha, jaspe vermelho, massa vermelha e cornalina.

AMULETO DA FIVELA - Este amuleto, que representa a fivela do cinto de Isis, geralmente de cornalina, jaspe vermelho, vidro vermelho e outras substancias de cor vermelha, era feita, ás vezes, de ouro e de substâncias cobertas de ouro.

AMULETO DA ALMOFADA - Este amuleto é o modelo da almofada colocada debaixo do pescoço da múmia no ataúde, e tem por objetivo "erguer" e proteger a cabeça do falecido; feita usualmente de hematita.

AMULETO DO ABUTRE - Destinava-se fazer que o poder de Isis como "divina mãe" fosse uma proteção para o falecido. Tinha a forma de um abutre de ouro que pairava no ar com as asas estendidas, segurava em cada uma das garras o símbolo da vida Ank, e era colocado sob o pescoço no dia do enterro.

AMULETO DO COLAR DE OURO - Destinava-se a dar ao falecido o poder de livrar-se das ataduras. Era feito de ouro e colocado em seu pescoço no dia do sepultamento.

AMULETO DO CETRO DE PAPIRO - Destinava-se a dar vigor ao defunto e renovar-lhe a juventude; feito de esmeralda, ou de porcelana verde-claro ou azul.

AMULETO DA ALMA - Este amuleto em forma de falcão com cabeça de homem, era feito de ouro marchetado de pedras preciosas e, depois que as palavras do Livro dos Mortos houvessem sido citadas.

AMULETO DA ESCADA - Nos túmulos do Império Antigo e do Império do Meio, acharam-se com freqüência objetozinhos de madeira e de outras substâncias em forma de escadas.Os primeiros egípcios acreditavam que seria o chão do céu, que também formava o céu desse mundo, uma imensa chapa de ferro, de forma retangular, cujos quatro quantos repousavam sobre quatro pilares, que serviam de marcar os quatro pontos cardeais.

AMULETO DOS DOIS DEDOS - Destina-se a representar os dois dedos, o indicador e o médio, que o deus Horo empregou ao ajudar seu pai Osíris á subir ao céu pela escada. Feito quase sempre de obsidiana ou hematita.

AMULETO NEFER - Este amuleto significa "felicidade, boa sorte", etc. e representa um instrumento musical; feito de cornalina, pedra vermelha, porcelana vermelha e outros materiais semelhantes, era muito usado em forma de pingente de colares e fieira de contas.

AMULETO DA CABEÇA DE SERPENTE - Colocado sobre o cadáver, esse amuleto impedia que ele fosse mordido por cobras do mundo inferior ou no túmulo. È feito de pedra vermelha, jaspe vermelho, massa vermelha e cornalina.

AMULETO DE MENAT - Este amuleto já era usado no Egito na VIª dinastia, seguro ou carregado com o sistro por deuses, reis, sacerdotes, sacerdotisas, etc.; habitualmente empunhado, muitas vezes também era usado no pescoço. Sua finalidade consistia em trazer alegria e saúde para seu portador e acreditava-se que possuia propriedades mágicas; representava nutrição e força.

AMULETO DO SAM - Este amuleto destinava-se, provavelmente, a representar um orgão do corpo humano, e seu uso é antiqüíssimo. Feito de lápis-lázuli e de outras substâncias duras de pedra. Significa principalmente "união", e refere-se ao prazer animal.

AMULETO DO SHEN - Destinado a representar a órbita do sol, este amuleto se tornou o símbolo de um período indefinido de tempo, isto é, da eternidade; depunha-se sobre o corpo do morto com o propósito de dar-lhe vida, que duraria enquanto o sol descrevesse sua órbita no céu. Imagens do shen veêm-se pintadas em estelas, ataúdes, etc. Como amuleto era comumente feito de lápis-lázuli ou cornalina.

AMULETO DOS DEGRAUS - Este amuleto parece ter dois siginificados: ascenção ao céu e trono de Osíris. Segundo uma lenda, quando o deus Xu desejou erguer a deusa Nut para furtá-la ao abraço do deus Seb, de modo que o corpo dela, sustentado por seus braços e pernas esticadas, formasse o firmamento, descobriu que não era suficientemente alto para poder fazê-lo; nesse transe, utilizou uma escada e, tendo subido ao topo, viu-se capaz de executar sua tarefa.

AMULETO DA RÃ - Este amuleto é típico da vida fértil e da ressureição. A deusa com cabeça de rã, Hect, esposa de Cnemu, era associada á ressureição, e este amuleto, colocado sobre o corpo do falecido, destinava-se a transferir á ele o poder dela.

FONTE: A MAGIA EGÍPCIA (E.A.WALLIS BUDGE) - Editora Cultrix/Pensamento



Nenhum comentário: