Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

terça-feira, março 11

Contos de fada

Nem precisa dizer que adoro, pricipalmente depois que
descobri que na realidade são para adultos, que existe
toda uma psicologia neles.
Veja:
Alice : Poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair
daqui ?
Gato: Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.
Alice: Não me importa muito onde.
Gato: Nesse caso, não importa por qual caminho você vá.

(Alice no País das maravilhas - Lewis Carrol)

********
Esse diálogo me faz pensar no Arcano 25 - O Argonauta
Ou seria o 22 - O regresso ?
**********************
A bela e a fera
Este fim de semana, além de me deparar com o
diálogo de Alice e o Gato, dei de cara no meu
caderno de jogo (onde eu anoto minhas jogadas),
a frase:

A NATUREZA BESTIAL PODE SER DOMADA.

* Essa frase se refere ao Arcano 11 - A força
** Escrevi essa frase para que eu sempre lembre que as pessoas
podem mudar.
*** Isso me remota ao conto A BELA E A FERA, que me lembra o desenho
da Disney.(Adoro ver desenhos, nem que eu fique bem velhinha vou deixar
de gostar)

A Bela e a Fera é uma das jóias mais brilhantes na coroa da Disney, fala sobre a amizade, a humildade, além de uma paixão inesperada. Embalado com algumas das melhores músicas de todos os tempos, é o único animado a disputar pelo Oscar de melhor filme e está entre um dos 25 maiores músicais do mundo.

“E numa estação
Como a primavera
Sentimentos são
Como uma canção
Para a Bela e a Fera”

Fotos do site:http://www.freewebs.com/abelaeafera
********
A BELA E A FERA é realmente uma história “tão antiga quanto o tempo”, com variações em seu tema central que remontam à mitologia grega. Em 1550, o autor italiano Giovan Straparalo escreveu a primeira versão da história na forma que ela é originalmente conhecida. A fábula adquiriu popularidade durante o século XVIII, nas edições publicadas pelas autoras francesas Madame Le Prince De Beaumont e Madame Gabrielle di Villeneuve. Em 1946, o aclamado diretor francês, Jean Cocteau, usou imagens cinemáticas com contornos líricos em sua inusitada adaptação da histórias às telonas de cinema (La Belle et la Bete). Outras versões do filme se seguiram, bem como uma popular produção de televisão, em 1987, que transpunha o cenário da história para a Nova York dos dias atuais.

http://www.animatoons.com.br/movies/beauty_and_the_beast/notas_da_producao_01.htm
***********
O poder do amor da Bela consegue transformar A Fera,
antes um ser arrogante, mimado, pretensioso, intragável, no
princípe doce, amável e gentil que se escondia por trás
da Besta. Por isso a associação ao Arcano 11.
È o amor verdadeiro, o toque da verdade.
*****

A BELA ADORMECIDA (Charles Perrault)

Uma linda princesa ao nascer recebe a maldição de uma bruxa má:
se espetar o dedo em um fuso, morrerá.
O malefício é atenuado: ela apenas irá dormir por 100 anos.
No reino fica proibido o uso da roca.Mesmo assim a linda princesa um
belo dia espeta seu dedo em um fuso.

Aqui temos o Arcano 10 - A roda do destino, a roda da fortuna
simbolizado pelo fuso. Onde as Moiras do Tarô Mitológico tecem
o destino das pessoas, a roda de Sansara, a roda da vida onde a esfinge
observa em silêncio o girar dos séculos.
O contato com a roda faz se cumprir a profecia nefasta: o destino
é imutável ? O adormecer da princesa nada mais é do que uma
fuga da realidade, aqui está a metáfora do conto.
A pessoa foge dos problemas, deixa para enfrentá-los depois.
Essa conclusão não é minha, há alguns anos li um artigo sobre isso.
Aliás, sobre a psicologia dos contos de fadas.
A fuga da realidade (consciente ou não)me lembra o Arcano 69 - O azar, onde
estamos diante de situações, conflitos e não enxergamos.
Está tudo diante do nosso nariz e não queremos ver.
Ou enfrentar. Deixamos para mais tarde, para depois.
Ou simplesmente não tomamos conhecimento.


Nefer - taróloga

Nenhum comentário: