Seja bem-vindo ao blog EMANAÇÕES - O MARAVILHOSO MUNDO DAS PREVISÕES !

QUE HOJE VOCÊ POSSA LER E OUVIR PALAVRAS BELAS E EDIFICANTES. MAS SE OUVIR ALGUMA QUE O FIRA. NÃO SE REVOLTE NEM REVIDE. CALA-TE. É DIFÍCIL... DÁ UM NÓ NA GARGANTA... NO ENTANTO, TENHA FORÇA E CALA-TE. VERÁS COMO NO SILÊNCIO ESSAS PALAVRAS QUE FEREM SAIRÃO DE VOCÊ MAIS RÁPIDO, PORQUE ELAS SE SENTIRÃO SOZINHAS.

Seguidores

quinta-feira, janeiro 31

Carnaval - o sentido sacro e o profano


O Carnaval é a festa que pode ser resumida com uma palavra: LIBERDADE !
As pessoas se esquecem dos problemas do cotidiano e vivem a fantasia de ser e de fazer tudo aquilo que geralmente não é tolerado ou permitido. Pessoas de todas as classes sociais e niveis brincando lado a lado em festas espalhadas por todo o mundo. Mas, e o verdadeiro sentido do carnaval ? O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne. (Fonte: http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html) - Ou seja, a Festa da Carne.
A origem do Carnaval é atribuida às festividades dos povos antigos para celebrar a boa colheita e espantar os maleficios. Pratica existente no Egito, Grécia e Roma. Em Roma, eram comemoradas as Saturnais, em honra ao deus Saturno, onde as pessoas saiam ás ruas para dançar.O carnaval veneziano foi um dos mais alegres e fortes do mundo. Bailes e festas se desenvolviam durante uma semana nas praças, ruas, e, sobretudo, nos diversos canais, repletos de Gôndolas enfeitadas e com sofisticadas decorações criadas especialmente para a festa. Teatros e casas as mais diversas, abertas durante 24 horas, atraiam os mais variados tipos de espectadores. A história registra que o primeiro carnaval veneziano ocorreu em 1420 para comemorar a vitória de Veneza sobre Aquiléia : a realização de um desfile satirizando os derrotados. No início, não houve aceitação pela igreja católica que encontrou na festa características libertinas e pecaminosas.
O Carnaval foi oficializado pela igreja católica d. C., onde o papa Gregório I - marca a data em definitivo no calendário Eclesiástico. A quarta-feira após o Carnaval, chamada de quarta-feira de cinzas pela igreja dá origem á Quaresma ou quarentena. Seria, em última análise, a permissão de se comer carne antes dos 40 dias de jejum (Quaresma). Religiosamente o domingo de carnaval cairá sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa e tudo que é liberado no carnaval é proibido neste período. No Brasil a festa foi trazida pelos portugueses, tendo inicio com os Entrudos (Entradas)sendo gradativamente substituido pelo Carnaval, hoje festa de âmbito nacional.

Nenhum comentário: